sábado, 14 de janeiro de 2012

Oficina de HARMONIA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Centro Cultural Cariri – Oficina


JANEIRO 2012

Harmonia na Música Popular Brasileira

Prof. Me. Robson Almeida (UFC - Juazeiro do Norte-CE)

Dias 24, ter, 25, qua, 26, qui, 27, sex, 14h

Esta oficina visa propiciar conhecimentos da harmonia utilizada na música brasileira; oferecendo suporte para que o público alvo entenda o funcionamento dos aspectos harmônicos e observando a construção melódica e rítmica. Abordará ainda conceitos sobre funções harmônicas, progressões e encadeamentos. Carga
Horária: 12 h/a. 30 vagas.

Tem certificado. As inscrições são gratuitas no Centro Cultural do BNB


Mais Informações:

http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Centro_Cultural_cariri/oficina/gerados/oficina.asp

robsonsax.blogspot.com

robson@cariri.ufc.br

Endereço
Rua São Pedro, 337 Juazeiro do Norte - CE
CEP 63.010-010
Fone: (88) 3512.2855 / Fax: (88) 3511.4582


sábado, 7 de janeiro de 2012

ARTIGO: IDENTIDADE DISCENTE: O PERFIL DOS INGRESSOS NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS CARIRI

Resumo. A relação entre professor e aluno dentro prática educativa deve ser permeada por um processo de conhecimento de ambas as partes, a fim de facilitar o processo de aprendizagem. Por isso é necessário conhecer os anseios dos alunos, bem como o que os levaram a buscar tal formação acadêmica. A presente pesquisa pretende conhecer o perfil dos ingressos no Curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Cariri. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, abordando o estudo de caso como metodologia principal. Os resultados mostraram ampla diversidade entremeada por diversos anseios e perspectivas por parte dos alunos, bem como mudanças de perfil após o ingresso no Curso. A ausência do teste de habilidade específica possibilita o ingresso de diferentes níveis de conhecimento tornando assim a prática educativa mais dinâmica. Conhecer, portanto, o perfil dos futuros educadores musicais possibilita entender sua relação dentro do processo de ensino, sobretudo, quando este se tornar professor.