segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A formação de músicos professores na prática de instrumentos de sopros

Artigo publicado no IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNESP / VIII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUDESTE. 17 a 21 de setembro de 2011

ALMEIDA, José Robson Maia de; MATOS, Elvis de Azevedo. A formação de músicos professores na prática de instrumentos de sopros. In: ANAIS DO IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNESP / VIII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUDESTE. São Paulo. 2012. p. 522 - 530.


Resumo: No presente artigo apresentamos um projeto de pesquisa que tem por finalidade estudar o ensino de sopros/madeiras nas disciplinas de Prática Instrumental do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, tendo como foco a prática pedagógica e as decisões metodológicas tomadas no âmbito do referido Curso. Como metodologia de pesquisa, pretendemos realizar um estudo de caso dentro dos pressupostos da pesquisa-ação, nos apoiando na perspectiva da aprendizagem colaborativa, considerando também a experiência musical vivenciada pelos discentes. Além disto, apresentamos diversas atividades pedagógicas através das quais buscamos avaliar a aprendizagem musical dos alunos. Este projeto, que se encontra em andamento, busca refletir também sobre os paradigmas do ensino de instrumentos propostos pelos atuais conceitos da pedagogia musical.

Palavras-chave: Prática instrumental, aprendizagem cooperativa, aprendizagem musical.


PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

ACESSAR AOS ANAIS DO EVENTO AQUI

Arranjos de Harmonia I do Curso de Música UFC Cariri - 2012.1

Arranjos de Canções Folclóricas elaborados pelos alunos da disciplina de Harmonia I (2012.1).
Peixe vivo, O pastorzinho, Marcha Soldado, De marré, Pirulito e Terezinha de Jesus.

Para baixar clique aqui

Arranjo da Música TRISTE PARTIDA, de Patativa do Assaré, realizado em sala de aula na disciplina de Harmonia I (2012.1)

Para baixar clique aqui

O uso destes arranjos são permitidos desde que citados a fonte.