sábado, 7 de janeiro de 2012

ARTIGO: IDENTIDADE DISCENTE: O PERFIL DOS INGRESSOS NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS CARIRI

Resumo. A relação entre professor e aluno dentro prática educativa deve ser permeada por um processo de conhecimento de ambas as partes, a fim de facilitar o processo de aprendizagem. Por isso é necessário conhecer os anseios dos alunos, bem como o que os levaram a buscar tal formação acadêmica. A presente pesquisa pretende conhecer o perfil dos ingressos no Curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Cariri. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, abordando o estudo de caso como metodologia principal. Os resultados mostraram ampla diversidade entremeada por diversos anseios e perspectivas por parte dos alunos, bem como mudanças de perfil após o ingresso no Curso. A ausência do teste de habilidade específica possibilita o ingresso de diferentes níveis de conhecimento tornando assim a prática educativa mais dinâmica. Conhecer, portanto, o perfil dos futuros educadores musicais possibilita entender sua relação dentro do processo de ensino, sobretudo, quando este se tornar professor.

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