domingo, 6 de fevereiro de 2011

Música e suas aprendizagens: Saberes oriundos do repertório das bandas de música

José Robson Maia de Almeida, Elvis de Azevedo Matos

Resumo


As bandas de música configuram-se como espaços democráticos de acesso a educação musical, sobretudo, em localidades que não dispõem de escolas formais de músicaou conservatórios. Assim, torna-se necessário entender com clareza como ocorre o ensino e a aprendizagem de música nestes contextos. O presente trabalho teve como objetivo investigar as influências que surgem a partir do repertório executado pelas bandas de música no Ceará. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, da cidade de Beberibe, Ceará. A pesquisa constitui-se de natureza qualitativa, abordando o estudo de caso comometodologia principal utilizando, também entrevistas semiestruturadas com integrantes, exintegrantes, regentes e ex-regentes do grupo citado, bem como observações. Os resultados mostram ampla diversidade nas aprendizagens oriundas do repertório direcionando para uma vivencia dos aspectos musicais, sociais e profissionais, resultados da prática educativa presente no grupo.

Texto Completo: PDF

Artigo publicado nos Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, Natal - 2010

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL DA UFC CARIRI: no caminho das singularidades ao encontro da coletividade pedagógico-musical

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência, ou melhor, experiências, compartilhadas durante o processo de implantação do Curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Cariri, sediado na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Este Curso conta, em seu Projeto Político Pedagógico, com algumas peculiaridades, a saber: o uso do dó móvel (solfejo relativo) e do ensino coletivo de instrumento como metodologias predominantes em suas práticas; e a eliminação do teste de habilidade específica em sua seleção. Trata-se de uma proposta de educação musical abrangente e irrestrita, considerando o abismo de desigualdades e exclusão social presentes em nosso país. Este relato traz algumas experiências docentes vivenciadas na prática cotidiana, durante o processo de encontro com os métodos de ação pedagógica coletiva e a prática do dó móvel, suas singularidades e seus desencontros, numa constante tentativa de alcançar a unidade, respeitando as singularidades. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões acerca do fazer docente, frente ao desafio de experimentar novas propostas e novas metodologias.

Texto Completo: PDF

Artigo Publicado nos Anais do IX Encontro Regional da ABEM - 2010