Resumo
As bandas de música configuram-se como espaços democráticos de acesso a educação musical, sobretudo, em localidades que não dispõem de escolas formais de músicaou conservatórios. Assim, torna-se necessário entender com clareza como ocorre o ensino e a aprendizagem de música nestes contextos. O presente trabalho teve como objetivo investigar as influências que surgem a partir do repertório executado pelas bandas de música no Ceará. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, da cidade de Beberibe, Ceará. A pesquisa constitui-se de natureza qualitativa, abordando o estudo de caso comometodologia principal utilizando, também entrevistas semiestruturadas com integrantes, exintegrantes, regentes e ex-regentes do grupo citado, bem como observações. Os resultados mostram ampla diversidade nas aprendizagens oriundas do repertório direcionando para uma vivencia dos aspectos musicais, sociais e profissionais, resultados da prática educativa presente no grupo.
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Artigo publicado nos Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, Natal - 2010
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