Resumo.
O ensino coletivo de instrumentos, atualmente, vem sendo re-discutido em função da grande procura dos jovens pelo fazer musical. Neste cenário, as bandas de música tornam-se alvo da procura destes jovens, principalmente nas cidades de interior, sendo ainda, uma das manifestações musicais mais presentes na sociedade no que diz respeito à difusão da cultura e a educação musical. As bandas de música são, também, um espaço de aprendizado e de re-significação social e cultural. Esta pesquisa pretende relatar a minha experiência enquanto regente da Banda de Música do Município de Icapuí (CE), desde a sua criação em 1997, até a atualidade, enfocando a função formativa que a mesma desenvolve junto à comunidade. O trabalho está baseado nos estudos que teorizam aspectos da história de vida e formação, com ênfase nas biografias educativas que discutem o processo de formação dos professores e recorre também a procedimentos metodológicos da perspectiva etnográfica. Os dados deste trabalho foram coletados através de entrevistas com os integrantes e seus pais, ex-integrantes, e pessoas da comunidade as quais foram analisadas através de leituras e categorizações, e que revelaram aspectos concernentes à atuação artística e formativa da Banda de Música de Icapuí. Por meio desta pesquisa, foi possível concluir que uma banda de música pode proporcionar a formação musical, profissional e pessoal, na medida em que esta contribui com o processo de formação cooperativa através de vivências musicais, configurando uma ação social coletiva dos que dela participam.
Palavras-chave: banda de música, educação musical, juventude.
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