Resumo. As bandas de música, atualmente, são modelos de escolas que enfocam, além da formação musical, aspectos inerentes a formação humana e social. No Estado do Ceará a banda de música é uma manifestação musical que ocupa um importante espaço de formação e
difusão da música. O repertório das bandas de música pode ser, enquanto componente curricular, um delimitador dos pressupostos éticos e estéticos de um currículo musical. Assim, esta pesquisa pretende compreender a proposta curricular que está contida no processo de formação musical das bandas de música por meio do repertório, respeitando a diversidade cultural e musical e ainda, buscando entender as relações de poder inerentes ao processo curricular. Para isso, o estudo será realizado com as Bandas de Música de Icapuí e Aracati, municípios do Estado do Ceará. Os pressupostos teóricos que se afinam com esta pesquisa estão alicerçados nos estudos sobre currículo, com ênfase na formação docente, bem como nas práticas de ensino musical. Os procedimentos metodológicos configuram-se como um estudo de caso e um estudo comparativo entre as bandas supracitadas, sendo que, para a coleta de dados utilizaremos entrevistas com os integrantes e regentes das referidas bandas. Portanto, já é possível identificar que o repertório executado pelas bandas pode influenciar a proposta metodológica e curricular existente na formação musical, sendo também um meio de divulgação e difusão da música estreitando as relações existentes entre a banda e a comunidade por meio de concertos e apresentações.
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