Resumo: As bandas de música configuram-se como espaços democráticos de acesso a educação musical, sobretudo, em localidades que não dispõem de escolas formais de música ou conservatórios. Assim, torna-se necessário entender com clareza como ocorre o ensino e a aprendizagem de música nestes contextos. O presente trabalho teve como objetivo investigar as influências que surgem a partir do repertório executado pelas bandas de música no Ceará. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, da cidade de Beberibe, Ceará. A pesquisa foi de natureza qualitativa, abordando o estudo de caso como metodologia principal e, utilizando, também entrevistas semiestruturadas com integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes do grupo citado, bem como observações. Os resultados mostram ampla diversidade nas aprendizagens oriundas do repertório direcionando para uma vivência dos aspectos musicais, sociais e profissionais, resultados da prática educativa presente no grupo.
Palavras chave: banda de música, repertório, aprendizagens musicais.
ARTIGO COMPLETO EM PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário