terça-feira, 8 de março de 2011

A ESTRUTURA CURRICULAR DAS BANDAS DE MÚSICA: O PAPEL DO SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS

Artigo publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional da ABEM, em Londrina - PR

José Robson Maia de Almeida (UFC)
Luiz Botelho Albuquerque (UFC)
Elvis de Azevedo Matos (UFC)
RESUMO
O ensino musical coletivo tem sido objeto de estudo por parte de vários educadores musicais. Neste cenário as pesquisas sobre formação musical em contextos coletivos produziram reflexões extremamente relevantes. Estudos como os de Barbosa (1994), Cajazeira (1998, 2002, 2007), Lima (2000, 2007), Matos (2007) e Almeida (2007) discutem amplamente a história e as contribuições do ensino coletivo de instrumentos de sopros nos processos de musicalização.
No interior do Estado do Ceará a manifestação musical coletiva parece orientar-se na direção da música instrumental. As bandas de música tornam-se, cada vez mais, alvo de grande procura dos jovens nas cidades interioranas constituindo-se como uma das manifestações musicais mais presentes nestas comunidades, difundindo amplamente a cultura e o ensino musical. Desta maneira, as bandas de música são importantes espaços de formação cultural, artística, profissional e, sobretudo, humana.

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